Curadoria
Jhon Eldon, Juliana Vila Nova e Shirley Melo (Bruxxa)
Artistas
Alienvelv, Ana Marinho, Bruxxa, Davi Calunga, Elaine Bomfim, Elvis Vaz, Joel Dantas, Leo De Njila, Letícia Galvão, Lila Arévalo, Luan Dias, Mamífera, Marisérgia, Nagrade, Rafael Carvalho, Sara Cardoso, Sônia Mellone, Suellen Vilas-Boas, Suzana Su, Wendel Salvador
Edição e projeto gráfico
Luís Matheus Brito
O catálogo do II Salão Serigy de Arte Contemporânea: Porvir reúne as biografias e as obras dos vinte artistas que, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, expuseram na Galeria Bibok Cultural, em São Cristóvão. Selecionados por meio de chamada pública, os artistas contam — cada um — com comentários da equipe curatorial a respeito das linguagens, materiais e procedimentos aos quais estão ligados.
Nessa edição, os significados de “porvir” formam o eixo a partir do qual os curadores, Jhon Eldon, Juliana Vila Nova e Shirley Melo, construíram o espaço. A palavra “porvir”, aliás, está presente no símbolo heráldico do estado de Sergipe, que, na etapa de pré-produção, foi hackeado: ao avesso — quer dizer, na versão em negativo —, o símbolo foi usado na divulgação do salão.
Sobre a etapa de pré-produção, inclusive, o curador Jhon Eldon escreveu um ensaio, no qual expõe os acontecimentos e as coincidências ao redor da montagem do segundo Salão Serigy: “Notas sobre o porvir nas artes visuais sergipanas” faz parte do catálogo ao lado dos textos de Shirley Melo e Luís Matheus Brito — “Porvir… ou o futuro é ancestral” e “Sobre as molduras”, respectivamente.
A última seção do catálogo reúne fotografias da noite de abertura da exposição durante o Fasc (Festival de Artes de São Cristóvão), do qual o Salão Serigy faz parte como programação paralela. De autoria de Leonardo Maia, as fotografias demonstram parte da distribuição das obras pelo espaço da Galeria Bibok, ao mesmo tempo em que demonstram o modo como o público as recepcionou.
ISBN
978-65-983315-0-4
Download