12 de abril de 2024 | Tilápia-azul
Dia 20 de abril, a partir das 15h, na Casa Cosmos
Dois eixos guiam a segunda edição do evento Criação de Tilápias. Arquivo e insurgência, elementos por meio dos quais pensamos no trabalho artístico no cenário independente.
Sem condições de se dedicar a um ofício em tempo integral, o artista precisa aplicar energia tanto em desenvolver quanto em conservar, divulgar e registrar as obras — tarefas que, muitas vezes, são negligenciadas. Ou, se for o caso, feitas de modo irregular. Diante da precariedade, a construção de arquivos se torna uma exceção e, nessas circunstâncias, reduz-se a publicações em plataformas digitais.
Logo, um modo de ir de encontro ao panorama é erguer arquivos. Arquivos de naturezas distintas: coletivos ou individuais e digitais ou físicos, por exemplo — arquivos como meios para insurgir. O que não podemos perder de vista, e esta é uma maneira legítima de se rebelar, é a autonomia em relação às empresas que não titubeiam em surrupiar dados de cidadãos.
Na segunda edição do Criação de Tilápias, contamos com a presença da equipe da Galeria Bibok Cultural para discutir os eixos e, inclusive, lançar o catálogo digital do II Salão Serigy de Arte Contemporânea — PORVIR. O material conta não só com as obras selecionadas para a exposição, mas também com textos de John Eldon, Luís Matheus Brito e Shirley Melo.
Artistas — II Salão Serigy de Arte Contemporânea: Alienvelv, Ana Marinho, Bruxxa, Davi Calunga, Elaine Bomfim, Elvis Vaz, Joel Dantas, Leo De Njila, Letícia Galvão, Lila Arévalo, Luan Dias, Mamífera, Marisérgia, Nagrade, Rafael Carvalho, Sara Cardoso, Sônia Mellone, Suellen Vilas-Boas, Suzana Su, Wendel Salvador.
Curadores — II Salão Serigy de Arte Contemporânea: Jhon Eldon, Juliana Vila Nova e Shirley Melo.
__________