1⁰ de dezembro de 2025 | Tilápia-azul
Gratuita: 15 vagas — De 15 a 19 de dezembro de 2025, 14h—18h, no Centro Cultural Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto (Praça General Valadão, n. 134, Aracaju)
Inscrições
https://forms.gle/xDxCDQdifzHwNDKA8
Na oficina “Linguagem nebulosa”, saímos em busca de textos que mantêm vínculos variados com imagens, a fim de evidenciar menos marcas ilustrativas do que marcas de uma fricção, graças às quais as imagens e as palavras passam a oferecer um limiar de sentido ou, em alguns casos, um adiamento do sentido. Por mais que não pululem no espaço das páginas, as imagens nos objetos desta oficina apontam ora para filmes, ora para performances, dos quais são frutos e com os quais se expandem — há, é verdade, traços de inespecificidade em Blue, de Derek Jarman, Expedição: nebulosa, de Marília Garcia e História(s) do cinema, de Jean-Luc Godard, inclusive indícios de que a faculdade da memória é, na verdade, a faculdade da imaginação. Ao mesmo tempo, saímos em busca de um conjunto de textos que, como certa negatividade poética nos termos de Jean-Luc Nancy, possa ser capaz de negar a si mesmo, “de renegar-se, de denegar-se ou de suprimir-se”¹; o conjunto pode se tornar, digamos, uma elocução intransitiva: “não remete ao sentido como a um conteúdo”, “não o comunica”², mas passa a fazê-lo de verso em verso. Nos encontros, passamos da leitura para os exercícios de escrita, nos quais os participantes possam testar as hipóteses que despontam entre um texto e outro. Aqui, seguimos à risca outra afirmação de Nancy a respeito da poesia: “Quando dizer é fazer e quando fazer é dizer”³.
Roteiro
15/12. Primeiro encontro — Promessa de linguagem:
Leituras: “Fazer, a poesia”, de Jean-Luc Nancy, e “Poesia, memória excessiva”, de Silvina Rodrigues Lopes + Exercício;
16/12. Segundo encontro — Instante cindido:
Leitura: “Expedição: nebulosa”, de Marília Garcia + Exercício;
17/12. Terceiro encontro — Vestígio de acontecimento:
Leitura: “Blue”, de Derek Jarman + Exercício;
18/12. Quarto encontro — Excesso sobre si mesmo:
Leitura: “História(s) do cinema”, de Jean-Luc Godard + Exercício;
19/12. Quinto encontro —Transmissão inacabada:
Leituras: exercícios dos participantes.
Referências
GARCIA, Marília. Expedição: nebulosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
GODARD, Jean-Luc. História(s) do cinema. Tradução de Zéfere. São Paulo: Círculo de Poemas, 2022.
JARMAN, Derek. Blue. New York: David Zwirner Books, 2023.
LOPES, Silvina Rodrigues. Poesia, memória excessiva. In: LOPES, Silvina Rodrigues. Literatura, defesa do atrito. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2022.
NANCY, Jean-Luc. Fazer, a poesia. Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 414–422, jul./dez. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/alea/a/QJ6dhd8dBMCkydMPq9MSnDr/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 30 nov. 2025.
§
Esta atividade é viabilizada com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), por meio do edital n. 07/2023, executado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), e conta com o apoio do Centro Cultural Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto.
__________
[¹] Jean-Luc Nancy, Fazer, a poesia, p. 417.
[²] Jean-Luc Nancy, Fazer, a poesia, p. 419.
[³] Jean-Luc Nancy, Fazer, a poesia, p. 421.
__________
(Imagem de capa: detalhes de The great nebula in Orion (1881-1882), de Étienne Léopold Trouvelot.)