25 de julho de 2024 | Fael Rocha e Rafael Carvalho
Ao lado de Rafael Carvalho, Fael Rocha materializou a figura onipresente nas telas da série Sertão dos meus confins, que está exposta na Galeria de Arte Sesc Cícero Alves dos Santos - Véio. Os artistas viajaram de Aracaju para Poço Redondo, cidade natal de Rocha, a fim de registrar a performance. Na paisagem da Caatinga, ele dramatiza a introspecção tão comum às peças da exposição individual. Vemos o corpo fracionado, contorcendo-se, em cada uma das cenas. Desde o início, o “Corpo Caatinga” é ambíguo, pois se torna a junção de autor e personagem — pura duplicação. Vemos aí a montagem de um procedimento autoficcional.
Corpo Caatinga
Fael Rocha e Rafael Carvalho
7'21"
2024
Poço Redondo (SE)
__________
Fael Rocha é natural de Sergipe e nasceu em abril de 1995. Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, integrou o coletivo de artes visuais Estesia (2021-2022), no qual elaborou e participou da MCE - Mostra Coletivo Estesia, que teve por finalidade compartilhar com o público em geral as pesquisas desenvolvidas pelos artistas dentro do contexto da pandemia. Cocoordenou o espaço criativo Ateliê Magalenha, onde elaborou a pesquisa visual sobre Identidade Regional, Cangaço e Gênero, resultando na intervenção urbana "Ser Tão Daqui", um mural realizado em sua cidade natal, Poço Redondo. Atualmente, desenvolve trabalhos em parceria com artistas locais do cordel e da música popular, com os quais estabelece conexões artísticas acerca das raízes nordestinas que entrelaçam seus universos criativos.
Rafael Carvalho é artista visual formado em Gravura pela UNESPAR (2021), hoje reside em Aracaju (Sergipe). Integrante do grupo de estudos Gravura Contemporânea (GRACON), atua de forma acadêmica na linha de História e Teoria da Gravura e Estéticas Contemporâneas e também desenvolve outras pesquisas e práticas estéticas além da gravura, como videoarte, instalações, happenings e fotografia, interseccionando várias linguagens artísticas e explorando questões relacionadas ao espaço, suas contradições sociais e ambientais.